27 de julho de 2011


Boa tarde queridos amigos.
Diferentemente de tudo que já fiz, hoje, trago a postagem do meu amigo Prof. Bauru. Ele está falando de um assunto muito sério e importante então, não deixem de ler ok? Olha que mimo, ele escreveu aqui para o bloguinho. Chique né?
Beijinhos


Não sei quantos de vocês sabem, mas no dia 28 de julho próximo, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Por isso, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais desenvolverá uma série de ações importantes com o objetivo de alertar a população para a necessidade de exames que detectem a presença do vírus.
A preocupação do Ministério é pertinente. Pra quem não sabe, uma a cada 12 pessoas pode ter hepatite e nem saber. Por esse motivo, acaba sendo vetor do vírus por pura ignorância. Você, por exemplo, já leu algo sobre a hepatite? O Fantástico, por meio do médico Dráuzio Varela, tem feito uma série de reportagens intitulada “Hepatite: epidemia ignorada”.
Assista aos dois programas nos links abaixo:
Segundo o site do próprio Ministério da Saúde, no Brasil, “as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.” Como afirmei anteriormente, o problema é que muitas dessas pessoas não sabem que são portadoras e, por isso, correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer.
Você pode saber muito mais visitando o blog Animando-C. Ali você encontrará todas as respostas às suas perguntas. Poderá, inclusive, participar de uma passeata virtual. Falei disso no meu post no blog Quero Aprender Português.
Não seja omisso. Você DEVE fazer os exames. Fazendo, duas coisas podem acontecer:
  1. Você ser portador: nesse caso, não deve se desesperar. Começar o tratamento o quanto antes é a melhor forma de otimizá-lo e aumentar as chances de cura;
  2. Você não ser portador: ufa… é isso que eu gostaria de ouvir de vocês. Nesse caso, sua responsabilidade é maior. Por ser uma doença silenciosa, passar a informação pra frente é a melhor forma de garantir que menos pessoas sejam infectadas e que outras tantas possam começar o tratamento já.
Acesse o post Hepatite: Passeata virtual para quebrar o silêncio. Neste post você encontrará os endereços onde pode fazer o exame gratuitamente.

7 comentários:

casa de fifia disse...

oi daca
querida obrigado pelas informações .
não sabia que se pode ter hepatite è não saber...pensei que tivesse algum sintoma.
agora vou assistir ao vídeo.

baci bella

Bibia Bueno disse...

Oi Daca, vou preparar uma postagem sobre isso também. À pedidos do Prof. Bauru. :)

Obrigada pelo comentário e o depoimento no meu blog. :)

Um grande beijo.

Ana Flor disse...

Querida,
Muito obrigada por abrir um espaço em seu cantinho para esse importante alerta sobre as hepatites. Precisamos quebrar esse silêncio!
A ajuda de pessoas como você, o prof. Bauru e a Bibia faz toda a diferença!
Eu fui infectada com hepatite C quando era criança e só fui descobrir isso, por acaso, 20 anos depois. Não tenho sintoma algum da doença. Por isso a importância das pessoas fazerem o teste.
Beijo grande! E obrigada!

simone disse...

Oi Daquinha,
obrigado pelas informações!
Beijos!

c r i s disse...

Informações importantíssimas sobre Hepatite, doença que pode inclusive transmitir de mãe para filho no nascimento, para não ocorrer, só tomar sorinho ao nascer, olha só como é importante saber...parabéns querida!! Bjobjo!

Simara **(Plantão da Beleza)** disse...

Oi linda amei o seu cantinho e ja estou seguindo .
Te espero por lá viu.
Vou aguardar sua visitinha.
Meus cantinhos:
Blog 1= ( http://plantaodabeleza.blogspot.com/ )
Blog 2= ( http://minhasdivaspop.blogspot.com/ )
Blog 3= ( http://coloridas-artes.blogspot.com/ )
/(,")\\
./_\\.
_| |_................Beijossssssssss simara

Coisas de Tássia disse...

Oi Dáca adorei esta postagem. Como vc sabe trabalho em um ambulatório que tem entre suas inúmeras especialidades o de hepatites. Com dois médicos super legais, mas o número de pacientes com hepatite é enorme e só descobrem que tem a doença tarde quando está em estado grave por nunca fazer o teste. E que o tratamento para esta doença é gratuito, é dever do estado.
Vale lembrar novamente que há vacinas (gratuito tbm) é só procurar o posto mais próximo e se informar.

Bjos